Depressão

Existe uma saida

   A depressão é uma doença que tem acometido milhares de pessoas no mundo, e tem sido conhecida como a doença do século. Seu inicio pode ocorrer por conta de um gatilho, ou seja, por um evento especifico que ocorreu na vida do sujeito, ou de forma silenciosa dia a dia com o acumulo de varias emoções não administradas , independente da forma que sustenta o inicio é sem duvidas altamente devastadora em seu ápice. A depressão é uma doença capaz de paralisar sonhos,e interferir diretamente na vida das pessoas acometidas,traz como principais sintomas:

  • O humor deprimido em grande parte do tempo,

  • A Anedônia (interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina).

  • Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;

  • Dificuldade de concentração: habilidade freqüentemente diminuída para pensar e concentrar-se;

  • Fadiga ou perda de energia;

  • Distúrbios do sono: insônia (falta do sono) ou hipersônia (muito sono) praticamente diárias;

  • Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;

  • Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;

  • E em casos mais graves as tão temidas Idéias recorrentes de morte ou suicídio.

   A depressão muitas vezes é decorrente da perda de significado de algo que antes era importante para o paciente. Pode ter suas causas diversas. E a duração da doença vai depender do tempo que o paciente leva para aderir o tratamento.

   O tratamento pode ser feito por meio de Psicoterapia onde o psicólogo através de técnicas especificas trabalha a reestruturação emocional e de pensamentos do paciente , acolhendo seu sofrimento e trabalhando seu potencial . Pode estar associado ao acompanhamento com médicos Psiquiatras onde o tratamento inclui o uso de medicamentos. É possível que no decorrer do tratamento sejam sugeridas ao paciente mudanças de estilo de vida , como por exemplo alimentação saudável , exercício físico, e inclusão de atividades que gere prazer ao paciente. Geralmente os tratamentos para depressão quando feitos de maneira responsável surtem um efeito muito positivo.

   É importante citar que não só o depressivo sofre , mas todos os que estão a sua volta também, pois muda drasticamente a maneira em que o paciente passa a ver a vida e lidar com outras pessoas. A depressão é uma doença que possui tratamento e pode ser vencida. Se você apresenta ou conhece alguém que apresenta sintomas desta doença, procure auxilio , quanto mais cedo for diagnosticada menores os danos causados pela doença.

   Estar com depressão é olhar para a vida com um olhar onde tudo é cinza e parece que a esperança é algo muito distante. Mas ressalto que vale a pena procurar ajuda, a vida é curta demais para deixar que ela passe enquanto se está mergulhado na dor. Procure ajuda para que venha ressurgir dentro de você a motivação que você precisa para vencer esses dias difíceis.  

Colunista Thais Vilas Boas

Link Patrocinado